Um mês já se passou e pude ampliar um pouco minha experiência com o Vivo Zap e o modem Aiko 82D.
Ainda não chegou na data da fatura, que é dia 28, mas já utilizei mais de 3GB de transferência e nada aconteceu de adverso. Mesmo descontando os dias anteriores a 28/09 (pro caso do sistema ter zerado a quota baseado apenas no dia da fatura, mesmo sem ela ser emitida naquele mês), ainda dá um pouco mais que os tais 2GB que seriam o limite.
O que me deixa na dúvida se o limite é realmente esse (no site da operadora diz 1GB, na loja e em outros cantos vi 2GB). E se for, se o sistema é realmente automático (não estranharia um limite flexível que só se tornasse rígido se o usuário abusasse durante alguns meses) e como seria exatamente.
Acho que aproveitarei pra abusar um pouco da conexão nesses próximos dias pra testar.
Se por um lado não chutaram minha velocidade pra 128kbps, por outro pude experimentar velocidades reduzidas em alguns momentos... não sei se por lerdeza geral do backbone da Vivo, por congestionamento da rede local ou pelos sites todos que inventei de acessar nesses momentos estarem lerdos (inclusive o velocímetro da RJNet). Mas não foi nada que me fizesse arrepender em ter escolhido essa operadora... foi num dia ou outro apenas, e nada que tornasse o uso da internet impraticável.
Com mais de 1 mês de uso pude levantar algumas estatísticas também.
Embora não chegue a cair direto, de vez em quando acontece. Atualmente, durante a semana, não costumo ter tempo de utilizar o computador pela manhã ou à tarde, costumando conectar apenas à noite. Pode até acontecer de, voluntariamente, desconectar umas 4 vezes por dia, mas é muito mais comum fazê-lo apenas uma vez. Mesmo assim, segundo o Windows Vista, já estou na minha 140a conexão pela Vivo. Nessas últimas horas mesmo, fui desconectado umas 3 vezes, e fico meio sem enteder a razão, já que não estava chovendo ou coisa do tipo, o horário passa longe de sobrecarregado e, desde que comprei uma extensão USB e, literalmente, pendurei o modem perto da janela, o sinal anda mais forte que outrora (antigamente oscilava entre 0 e 1, se muito chegava a 2 quando mantinha o modem em mãos próximo à janela... agora costuma ficar entre 3 e 4).
Não chega a ser tão frequente a ponto de irritar, mas é chato isso acontecer quando se está no meio de um download, vendo uma informação rapidamente antes de sair, ou jogando algum jogo online.
Outra coisa que vi é que a potência do sinal não mudou lá grandes coisas na minha experiência com 3G da Vivo.
Embora consiga um sinal bem mais potente agora, pouco mudou. Ainda sou desconectado e a velocidade continua a mesma.
Sobre a velocidade, talvez seja porque a tecnologia comporta velocidades maiores, e aquele mínimo que eu conseguia já garantia o suficiente pro limite que a Vivo impõe. Ou isso ou a força do sinal não afeta a velocidade, o que considero improvável.
Sobre as desconexões, talvez esteja evitando uma e outra que ocorressem por perda total do sinal, mas anda caindo ainda mais ou menos a mesma coisa. O que consigo evitar agora é a ocasião de quando o sinal zera e depois não consigo conexão durante algumas tentativas. Mas como acontece de conectar e não conseguir transferir nada (sendo obrigado a reconectar pra ver se passou a funcionar), não muda muito também.
No geral, ainda estou contente com o serviço recebido. O que eu melhoraria de imediato seria o software.
Embora o programa seja até legal, registrando o tráfego de cada conexão, permitindo mexer nas configurações e tendo uma caixa postal pra lidar com SMS trocado pelo número do modem, há algumas melhorias cruciais a serem feitas.
A mais importante delas seria incluir uma rediscagem automática. É chato ter que ficar abrindo o programa e mandar discar novamente, isso depois que você percebe que a conexão caiu (ele tem um aviso sonoro e o ícone no system tray muda, mas nem sempre dá pra notar num ícone pequeno e discreto ou no som feito).
Outra melhoria interessante seria que o programa listasse a transferência de dados total realizada num determinado período. Atualmente, a única maneira de saber quando eu transferi de um determinado dia até o atual seria apagando os registros naquele determinado dia (e ele guardaria as informações daquela data até a atual) ou somar manualmente.
Se fosse num ambiente onde não precisasse me preocupar com quanto transferi no mês, isso seria praticamente irrelevante, mas como não é o caso...
E por falar nessa lista, seria bom se o programa gravasse a informação da conexão atual mesmo se o programa não fosse fechado manualmente antes de mandar o Windows desligar o computador. Atualmente, se estou conectado e esqueço de abrir o programa, mandar desconectar e depois fechá-lo antes de mandar o Windows desligar tudo, ele simplesmente não registra o que foi feito na conexão ativa. É coisa pequena, e pouco importaria se eu não tivesse que me regular na transferência mensal, mas...
PS: Desconfio que algumas das desconexões com sinal forte possa ter relação com a ociosidade na mesma. No momento, estou com a maioria dos programs fechados, apenas com a página do Blogger e um aplicativo leve fazendo uso da internet (e ambos transferem pouquíssima coisa a cada minuto), e nessa já tive que reconectar umas 5 vezes.
domingo, 26 de outubro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)